Re: [GTER] Gostaria de saber como anda a implanta ção do sistema de IPV6 no brasil?

Adailton Silva adailton at icomnet.com.br
Thu Jun 23 23:24:47 -03 2005

Lao DanTong wrote:

> mas qual é o problema, uma boa parte dos usuários estão fora da
> internet (em endereços BCP-5) e nem sabem disso.

> acho que vocês estão vendo pelo em ovo. do IPv4 para o IPv6 só muda a
> camada de rede, TCP, UDP, o que vai para cima fica praticamente do
> mesmo jeito. até o qmail do próprio Bernstein funciona direito em IPv6.
>
> e a internet v6 e a v4 itneroperam numa boa, já que existe NAT e
> endereços v4 são mapeados de forma unívoca em v6.

Foram desenvolvidos, testados e estão em operação vários mecanismos que
permitem uma coexistência harmoniosa entre v4 e v6. Só pra citar alguns
deles:

1) Dual stack: Dual Layer IP e Dual Stack Transtion Mechanism (DSTM):
http://www.ietf.org/rfc/rfc2893.txt
2) Tunneling: 6to4 (RFC3056); 6over4 (RFC2893); ISATAP; Tunnel Broker
(RFC3053).
3) Translation: SIIT (RFC2765) e NAT-PT (Protocol Translator);
4) DNS: A e AAAA

Na prática a utilização de IPv6 em vários países e provedores é fato há
pelos uns 4 anos. Tecnicamente não há problema algum para uma transição
suave e transparente aos usuários. A questão mesmo é de mercado, ou
seja, de demandas ou de aplicações que demandem a utilização massiva de
IPv6.

O 3GPP forum adotou IPv6 para as tecnologias a partir de 3G e 4G. Essa
adoção está impulsionando tecnologias v6 no mundo da telefonia móvel e,
naturalmente, integração com Internet. Assim como os celulares, os
pocket/handhelds (linux embedded, windows-embedded, etc) são v6. Os
requisitos de interatividade para a convergência IP  e TV Digital é
outra área que impulsionará o uso de IPv6. Alguns fabricantes já estão
desenvolvendo set-top box v6-enabled. A partir desses "novos mercardos"
vai ser natural a adoção v6 pelos provedores de conteúdo, sob pena de
perder mercados. A penetração v6 a nível mundial é irreversível e só uma
questão de tempo. No caso do Brasil, deveria estar na pauta das
discussões do CGI.

[]s,
Adailton