[GTER] Gostaria de saber como anda a implantação do sistema de IPV6 no brasil?

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Thu Jun 23 00:06:50 -03 2005

Leandro Pereira de Lima e Silva wrote:
> Frederico, achei interessante esse "report" do sobre o status
> do IPv6 por aqui.
> Voce ja leu o que o D. J. Bernstein tem a dizer sobre isso[1]?

Nao sou o Frederico, mas acabei de ler o artigo, e achei interessante o
ponto de vista dele.  Concordo que ele tem razão no ponto em que o IPv6
não é uma extensão do IPv4, mas ele também não propos uma solução melhor.

Eu imagino que a transição vá ser algop conceitualmente semelhante ao
que houve na transição entre BITNET e INTERNET.  Quantos desta lista são
do tempo da BITNET (amavelmente chamada de Because It's There Network
pelos seus conhecedores)?

A interconectividade entre BITNET e INTERNET era essenciamente ZERO!
Muito menos que a diferença entre IPv4 e IPv6.  E mesmo assim a
transição foi feita.  Com alguns problemas, mas sobrevivemos, e podemos
sobreviver ao IPv6 também.

Claro que vão haver zonas de sombra, como previsto pelo Bernstein, mas
essas zonas já existem hoje, para quem usa NAT.  NAT resolve uma boa
parte dos problemas, mas gera outros.  Aumenta a segurança, e reduz a
conectividade.  No caso do IPv6, teremos uma redução de conectividade
durante a transição, mas o resultado final será uma rede totalmente
diferente (será que é melhor?).