[GTER] Problema cabuloso

César Augusto Santiago csantiagobr at gmail.com
Fri Jun 17 20:17:21 -03 2005

Pessoal,

Encontrei um problema "cabuloso" aqui em minha rede. Possuo dois campi
(vamos chamar de A e B) interligados através de um rádio operando em Bridge
(Orinoco Waveaccess 11Mbps).

No campus A o rádio é ligado ao switch principal através de fibra ótica.
Para este lado A os equipamentos envolvidos são:

Switch principal - 3 Switchs 3COM modelo SuperStack 3 (4200 Séries),
stackiados através das porta GB apropriadas;
2 Midias converters marca Micronet funcionando a 10Mbps na porta ethernet;

No campus B o rádio é ligado ao Switch principal através de cabo UTP. Para
este lado B os equipamentos envolvidos são:

Switch principal - 2 switchs marca 3 Com sem GB, não sei o modelo
cascateados com cabo cross;

Ainda neste campus B possuo diversos blocos ligados através de fibra ótica
com Midias converters Planet;

Enfim, toda a minha infraestrutura estava funcionando e de uma hora para a
outra comecei a perceber que tanto no Campus A, quanto no Campus B, nos
segmentos dos switchs principais, iniciou-se uma perda de pacotes. Tanto
entre maquinas no segmento A-A, B-B e A-B. Não cheguei a fazer testes para
ver se, por exemplo, no campus A os outros segmentos ligados ao meu switch
principal também foram afetados para as comunicações entre o próprio
segmento. Isso foi já no fim do noite. Durante a madrugada desligamos toda a
infraestrutura e fomos ligando aos poucos. Até que chegou-se a conclusão
pela manhã que sempre que ligava um dos mídias planets do Campus B a rede
inteira parava de funcionar. Bastou LITERALMENTE trocar um midia converter
no segmento B para que toda a rede passasse a funcionar. Voltamos o mídia e
parava de funcionar. Tirava o midia voltava a funcionar.

Não consigo compreender como pode um simples equipamento colocar toda minha
infrestrutura por água abaixo. A dificuldade para detectar este problema foi
imensa e tenho até dor nos nervos só de pensar em passar por isso de novo.

Gostaria de saber se os colegas possuem experiência com isso ou alguma dica
de como posso agir para evitar que problemas como estes ocorram.

--
César Augusto Santiago
csantiagobr at gmail.com