[GTER] OT: O Registro.br dá uma forcinha aos falsários

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Tue Jul 26 18:05:57 -03 2005

Prezados,

Estou respondendo em uma única mensagem,

On Tue, Jul 26, 2005 at 12:25:59PM -0300, Marcelo Coelho wrote:
> Olá Pessoal,
>
> Desculpem pelo off-topic, mas todos sabem como tem crescido o número de
> fraudes na Internet. Estou surpreso como o Registro.br tem se comportado
> diante deste quadro.

O Registro.br tem atuado rápidamente nos casos de denúncias com
comprovação de fraudes, especialmente bancárias, com o congelamento do
domínio quase que de imediato.

> [...]
> reportar ao Registro.br.
>
> Para minha surpresa (para não dizer indignação), o Registro.br me informou
> que "se eu quisesse poderia me candidatar como concorrente ao ticket"
> (repito, não tenho interesse no domínio), e que no futuro se comprovado que
> trata-se de um registro falso (o que é óbvio), o domínio seria cancelado num
> processo que leva pelo menos 30 dias.
>
> Pois bem, qualquer falsário pode bolar um CNPJ, registrar um domínio,
> aplicar golpes. Daqui a 30 dias é só bolar outro CNPJ, e outro, e outro...

As precauções são necessárias para garantir a viabilidade do serviço
de registro.

> Tudo bem que o Registro.br tenha um processo para averiguar os cadastros,
> mas nos casos óbvios, com CNPJ inexistentes, as ações deveriam ser
> imediatas. Ainda mais, o ticket ainda não virou domínio, deveria ser
> cancelado sumariamente. Não há nenhuma razão para liberar um domínio nestas
> condições.

Existem vários casos de erros em um único dígito que o cancelamento
sumário de um ticket pode levar a consequências sérias e
indesejaveis. De toda forma esta é uma boa sugestão, vamos verificar
as implicações legais e se possível implementaremos.

On Tue, Jul 26, 2005 at 02:15:46PM -0300, itamar wrote:
> Realmente é muita incompetencia.
>
> eles poderiam fazer uma parceiria com a receita federal de modo a verificar
> se o cnpj é valido ou nao.

Nós já fizemos verificações on-line no passado mas acabamos impedidos
de continuar por restrições da própria receita federal. Depois de um
longo período de negociação agora temos um acordo que esta em fase de
implementação. Mas como já dito por outro participante, ele não
resolve os problemas de uso de documentação válida por terceiros e não
impedirá as fraudes. As denúncias e o procedimento de revisão de dados
ainda é a única forma de garantir a funcionalidade e a segurança
dentro da legalidade.

Em qualquer caso de dados irregulares, por favor reportem para
hostmaster at registro.br que é o canal correto para este tipo de
reclamação.

Atenciosamente,
Frederico Neves