[GTER] Qmail + Vpopmail + Rsync (Alta disponibilidade de servidor de e-mails)

Alexandre Hautequest hquest at onda.com.br
Thu Jul 14 14:53:24 -03 2005

Paulo Augusto M. Gontijo wrote:
> [...]
> cross com a primária e precisa ficar totalmente sincronizada.
> Estou pensando em utilizar o rsync para diretorios como:
> /etc/*
> /var/qmail/*
> /var/spool/quarentena/*
>
> Enfim, todos os diretórios que possam ter arquivos alterados.
>
> Alguem já trabalhou com esta solução de maneira eficiente?
> Quais problemas posso vir a ter?
> Existe alguma tecnologia mais eficiente que o rsync?
> Quando, utilizando o rsync, um arquivo é removido da máquina primária, o

Primeiro, isso e' assunto pra MASOCH-L, nao pra GTER.

Mas, ja que estamos "inventando moda", porque nao um nbd (network block
device) fazendo raid-1 entre os dois servidores? E' muito mais garantido
a disponibilidade do que um rsync, que vai ter o "delay" entre o inicio
da copia dos arquivos, e nao vai dar problemas com inodes, etc.

Os processos estarao respondendo apenas no primeiro servidor, mas o
dispositivo de gravacao (/dev/nbd0) vira dos discos fisicos dos
servidores A e B. Redundancia total, sincronizacao maxima.

Pifou um servidor, troca os IPs na mao, muda os redirecionamentos de
entrada ou usa um Heartbeat pra fazer isso sozinho.

--
Alexandre