[GTER] Gerador de condicoes adversas de rede

Gelson Dias Santos gelson.santos at metaverse.com.br
Wed Jul 13 14:47:19 -03 2005

 	Estarei em breve desenvolvendo um trabalho academico envolvendo
testes de transmissao de voip em condicoes adversas de trafego. Estou em
busca de ferramentas que me permitam implementar um "gerador de condicoes
adversas" para realizar os experimentos em laboratorio. Penso em um
gateway entre diversos segmentos de rede, rodando em linux e utilizando
todos os seus recursos de QoS para ajustar a banda e priorizacao
disponivel em cada um. Porem tambem gostaria de indroduzir latencias e perdas
de pacotes de forma razoavelmente aleatorias para simular condicoes mais
realistas.
 	Alguem tem sugestoes de ferramentas free, preferencialmente para
Linux, que eu possa utilizar para montar esse ambiente? Alguem ja fez algo
parecido?

 	Origado,
 	Gelson