RES: RES: [GTER] bloqueio de SMTP para usuarios discados

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Jan 27 17:39:27 -02 2005

On Thu, 27 Jan 2005, Hermann Wecke wrote:

> Eu conheço um provedor que oferece serviço em duas portas: 25, para as
> transações "padrão" e 2525, para aqueles que precisam fugir do bloqueio
> possivelmente imposto pela rede do usuário... oferecer o acesso smtp em
> outra porta serve justamente para permitir ao usuário menos mané a
> configuração do software para usar outra porta e assim pular o bloqueio.

humm, porque não usar a porta de submission, que é oficial, para isso?

não vejo incômodo algum nisso a não ser que o 2525 em questão seja um
retransmissor de spam, mas essa máquina já é SEP (somebody else's problem) e
os spams que ela retransmitir não virão de um dos meus IPs.

voltando à vaca fria, é ou não é correto para clientes dial-up obrigar o uso
de relay controlado? eu sou a favor.