RES: RES: RES: [GTER] bloqueio de SMTP para usuarios discados

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Jan 27 17:29:24 -02 2005

On Thu, 27 Jan 2005, Alex Hubner wrote:

> Mudar a porta para mandar spam. Uma rápida busca no Google te apresenta
> inúmeros tutoriais "idiot-proof" de como ser um 'bom' spammer rodando seu
> SMTP em portas diferentes tais como 2525 ou qualquer outra, fazendo com que
> caia por água abaixo o bloqueio indiscriminado da porta 25.

um spammer precisa MANDAR e-mail para um monte de gente que está escutando a
porta tcp/25, capisce? ele pode configurar um open-relay em outra porta, para
fazer o trabalho de redistribuição, mas a entrega final tem que ser na tcp/25.

bloqueando somente a 25 pode ser que voce não evite o envio da mensagem para
um retransmissor (provavelmente isntalado clandestinamente, via cavalo de
tróia), mas impede que esse retransmissor faça o seu serviço sujo. se hover
algum alarme junto com o bloqueio pode-se ainda localizar o computador
conquistado e limpá-lo.

> Talvez a experiência valha mais que os nossos pitacos. Alguém do UOL/Terra
> ou outro provedor sério pode comentar alguma coisa? Eu não conheço muitos
> casos de estragos feitos por spammers usando dial-up (que idiota faria isso
> se ele pode usar uma bunda larga?), mesmo assim é algo legal de se saber.

banda larga e dialup são farinha do mesmo saco nesta conversa.