[GTER] bloqueio de SMTP para usuarios discados

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Jan 27 17:24:52 -02 2005

On Thu, 27 Jan 2005, Hamilton Vera wrote:

> Uma questao, por acaso isso tambem iria impedir que os usuarios dele
> utilizem outro SMTP correto?

mais ou menos. poderia usar outro desde que pela porta submission ou pela
smtp+tls. uma precisa de autenticação outra de certificado, portanto ambas bem
mais seguras do que a tcp/25.

> Supondo que seja um usuario da rede dele e tenha um e-mail @dominio.com.br
> que esta configurado com SPF, acho que causaria problemas.

e, supondo que o provedor dele também publicasse um SPF 'mx -all' ele não
poderia mandar e-mail como @provedor sem passar pelo relay controlado do
provedor. mas isso *quando* a maioria dos MTAs implementarem SPF com política
de rejeição para -all.

eu não entendo a polêmica. para um usuário de dialup, cuja conexão com a
internet pode ser intermitente, é bom mandar e-mail através de um relay do
provedor! o relay tem fila, tenta transmitir de novo para você, quando teu
computador está desligado, enfim, é uma vantagem poder contar com um serviço
assim.