RES: RES: [GTER] bloqueio de SMTP para usuarios discados

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Thu Jan 27 17:03:54 -02 2005

On Thu, 27 Jan 2005, Alex Hubner wrote:

> Isso é um problema sério pois limitaria o uso do serviço. Eu não usuaria um
> provedor que fizesse isso.
>
> E sim, o Gmail permite acesso POP e SMTP. Só não sei se é aberto a todos os
> usuários, mas aqui eu acesso via POP/SMTP.

eu, ao contrário, acho que um provedor que oferece um serviço de relay com um
MTA verdadeiro e com acesso cifrado e autenticado é um provedor sério, que se
preocupa com uso aceitável da rede. Note que como as conexões com servidores
externos não é feita pela tcp/25 você não seria prejudicado. use a porta de
submission ou a de SMTP/tls no lugar e deixe a tcp/25 para spam e vírus e ser
justamente bloqueada por causa disso.

essa maldita praga do spam e dos vetores de vírus por e-mail só podem ser
efetivamente combatidas na ORIGEM. o combate no destino custa caro e, em
análise rigorosa, não funciona. bloquear tcp/25 exceto para endereços
privilegiados é a melhor forma de realizar esse combate NA ORIGEM.