RES: RES: [GTER] bloqueio de SMTP para usuarios discados

Alex Hubner listas at hubner.org.br
Thu Jan 27 16:53:45 -02 2005

Mas o Gmail é um caso específico. E outros? E se eu quiser acessar minha
conta do UOL, ou mesmo da minha empresa?

Na minha opinião o combate ao spam passa por outras alternativas que não o
bloqueio irrestrito de determinados serviços TCP/IP. Um spammer vai sempre
bular isso de alguma maneira. Posso rodar um SMTP server numa porta qualquer
(26 por exemplo). Quem vai me impedir? No caso de um provedor de acesso
creio que monitoramento é a chave. Mandou spam? Corta o cliente.

[]'s
Alex