[GTER] Dúvida - Controle de banda

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Jan 26 16:32:58 -02 2005

On Wed, 26 Jan 2005, Pedro Neves wrote:

> Alguém conhece algum software para cálculo de banda ou projeto de rede?
> Existe algum algoritmo para prever a demanda de banda em função de
> aplicações ou da estrutura da rede? Ou então algum software ou equipamento
> para controle de banda (tipo Peribit, Allot ou Packeteer)?

controle de banda: tanto linux quanto *BSD fazem isso de olho fechado e
com as mãos amarradas.

quanto ao projeto, o que você precisa é saber de antemão quanto tráfego
vai gerar, tanto valor sustentado quanto de pico. eu diria que tudo que
você faz nessa fase é tentar dar chutes razoavelmente calibrados. mais
margens de segurança depois, na hora do "vamos ver" muda tudo... por
exemplo, para o serviço de web voce tem que considerar quantos docs vão
ser servidos, tamanho médio deles, quantos macaquinhos por segundo
pendurados, etc. mas, como disse, não adianta caprichar muito aqui.