RES: RES: RES: [GTER] link fibra ótica:materialenvolvido

Mario Benech Gulla mario.gulla at nqt.com.br
Wed Jan 19 10:28:33 -02 2005

-----Mensagem original-----
De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em
nome de david at infonet.com.br Enviada em: terça-feira, 18 de janeiro de 2005
22:14
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
Assunto: Re: RES: RES: [GTER] link fibra ótica:materialenvolvido

Citando Mario Benech Gulla <mario.gulla at nqt.com.br>:

> para responder à tuas perguntas preciso saber:
>
> - o cabo irá possuir qtas fibras?

...me desculpe a ignorância, a partir da sua pergunta é obvio então que
existem cabos com
diversas fibras dentro...bom, a finalidade, como você mesmo especificou é
uma LAN to LAN,
creio eu necessitando para isso somente uma fibra, existe cabo somente com
uma fibra? ou
é bom sempre ter um cabo com varias fibras, para se ter uma redundância?

Mario:
Os transceivers mais comuns utilizam 2 fibras (TX, RX), existem transceivers
que utilizam 1 fibra (TX e RX em uma única fibra), porém, são mais caros.
São úteis no caso de empresas que possuem vários links e devem otimizar o
uso de fibras. Eu instalaria um cabo com 4 fibras pois é bom ter sempre uma
reserva para se for o caso instalar novos serviços.

> - o cabo será de quem?

...o cabo será nosso.

Mario:
Neste caso, é bom observar as recomendações de ter um projeto (ou diagrama)
que mostre exatamente o percurso além das caixas de emenda instaladas para
facilitar a manutenção. Além disso é bom solicitar os resultados de testes
das fibras que indicarão se o cabo foi instalado perfeitamente sem danos
para as fibras.

> - qual é a distância

...não mais que 5 kilômetros.

Mario:
neste caso provavelmente serão instaladas emendas e portanto o diagrama de
instalação é muito útil para futuras manutenções.

> - o cabo irá passar na via pública, 100% aéreo ou possui trechos
> subterrâneos?

...via pública, 100% aério (quer dizer, do poste em frente ao nosso site aré
o nosso data- center será subterrâneo, não sei se isso conta).

Mario:
É bom observar a legislação (autorizações necessárias) para não ter
problemas futuros. O cabo que é instalado em duto é diferente do aéreo, o
aéreo possui maior resistência a tração (ele fica esticado nos postes)
enquanto que o instalado em dutos possui maior proteção contra humildade
(normalmente fica inundado e em local mais úmido). O pessoal não quer saber
e instala o mesmo tipo de cabo, porém, neste caso a vida útil será inferior.

Bons fabricantes de cabo:
Furukawa, Pirelli, Alcoa, ......

Fabricantes de transcievers, procurar em lojas distribuidoras de material de
informática, a maioria são importados.

 Obrigao pela prestatividade.