[GTER] [off-topic] HORDE + IMP

david at infonet.com.br david at infonet.com.br
Tue Jan 18 15:33:47 -02 2005

Citando Carlos Henrique P C Chaves <cae at lac.inpe.br>:

> David,
>
> eu estava dando uma olhada na mensagem que causa o problema... Vc nao acha
> que esta procurando chifre em cabeca de cavalo? Afinal, quem manda um mail
> contendo texto de mais de 2 MBytes? Textos grandes assim normalmente vao
> em aquivos anexados (.doc por exemplo).
>
> Por que essa preocupacao com estes arquivos enormes?
>
> Um professor meu ja dizia: e-mail deve ser utilizado para trocar mensagens
> curtas. Se querem trocar aquivos, utilizem o ftp que foi feito pra isso.
>
> Ele e bem radical, mas nao deixa de ter razao.
>
> Carlos Henrique.

   :)
   Voces (vc e o professor) tem toda a razão e concordo plenamente quanto ao uso do e-
mail. Esse e-mail de teste ao qual me refiro, é uma forma prática e rapida de visualizar
o problema, digamos que funcione como uma "lupa".
   Na verdade o servidor é afetado mesmo que por uma mensagem de texto bem curta, mas
consequentemente por um tempo bem menor, que na pratica, não daria para perceber, mas a
depender do volume de acesso, digamos, 100 usuarios trabalhando com e-mails de texto de
somente 10K cada, resulta em uma enorme queda de performance no servidor. Realmente esse
problema só acontece em momentos de pico. E mesmo assim, considereando uma mensagem de e-
mail grande de texto, não deveria ocupar 100 % de um sistema com 4 processadores e 4 Gb
de Ram, não acha? seria uma forma fácil de caisar um DOS em qualquer sistema de correio
que fizesse uso do Horde.