[GTER] Bloqueio de e-mail via dns

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Tue Jan 11 12:46:50 -02 2005

Antonio Carlos Pina wrote:
> IMHO, o Greylist não é interessante. Existem muitos websites que fazem envio
> de e-mail (listas de tudo que você pode imaginar) e que não enviam via um
> servidor de e-mail, utilizando ao invés Aspmail ou a função MAIL() do PHP ou
> ainda conexão direta na porta 25 do servidor destino. Estas mensagens não
> serão recebidas em servidores com Greylist, pois o site não repetirá o
> envio.

     Esses sites não vão funcionar com servidores que estejam
sobrecarregados ou temporariamente inacessíveis, então eles já tem um
defeito no seu funcionamento, independente do greylist.

> Em tempo: Não observei isso na prática, mas imaginei a possibilidade e por
> isso desisti de usar Greylist.

     Até agora o unico caso que eu observei de perto é o servidor de
internet para pequenas empresas da WinCo, cujo SMTP server não faz retry
após um comando 4xx.  Fora isso, os outros problemas comuns são devidos
a servidores cujo tempo de retry de envio é muito grande (da ordem de 1
dia ou mais), provavelmente por excesso de carga nos mesmos.

     Levando em consideração como a Internet deveria funcionar, o
greylist é o menos intrusivo dos métodos anti-spam, e o que tem menor
índice de falsos positivos.  Entretanto está perdendo a eficácia, pois
os spammers agora estão usando escravos em DSL para ficar tentando
enviar.  Por isso é importante juntar o greylist com uma boa lista de
bloqueio de dialups.

--
João Carlos Mendes Luís