[GTER] Re: Opini?o: Servidor de email Linux

Aristeu Gil Alves Jr suporte at wahtec.com.br
Mon Jan 3 15:33:57 -02 2005

Buscar segurança através da simplicidade com certeza existe. Não
chamaria de "lack of features", pois a aplicação implementa a
funcionalidade completa para o que se propõe: um servidor de e-mail.

No entanto, acredito que os patches externos estáveis (e os já
utilizados pelo netqmail), poderiam ser incluídos de forma restrita
pelo autor.  Um exemplo é o QMAILQUEUE usar jail, pois atualmente ele
dá muito poder ao usuário e possibilita sérios problemas com a
aplicação executada, escolhida a bel prazer pelo usuário. E os patches
que o netqmail incluiu, alguns resolvendo situações de DoS de difícil
acontecimento (ex. 2Gb de dados no header) e que poderiam ser
solucionadas no código; e não são inerentes aos servidores de SMTP,
como é citado na garantia do DJB. São mudanças felizes no código que o
DJB poderia assimilar. Acho que, no final, se trata de economia
($500), simplicidade e orgulho; e não falta de tempo e de "features".
Meu medo se dá em quanto tempo o autor relutaria em mudar o código
caso houvesse um real problema. Seria uma chuva de "False!...
False!..." e "You're just wrong!... wrong!..." até o mesmo engolir a
idéia de uma falha no seu código.

No entanto, considero o código do qmail "o mais simples da categoria",
e o Djb pode ser um autor dificil de entender e cabeça dura, mas ainda
me atenho ao qmail pela simplicidade e estabilidade, observada pela
versão 1.03 que permanece sem problemas desde junho de 1998. Quem opta
por tecnologia, tem outros servidores, ou aplica patches no qmail. :-)

[ ]'s
--aristeu

PS: considero o postfix e outros servidores muito bons. A escolha do
qmail é pessoal e minha discussão era pra ser sobre a posição do autor
e não para saber qual é melhor. Não quero gerar guerra de flames...