[GTER] VoIP

Giuliano Cardozo Medalha giulianocm at uol.com.br
Fri Feb 25 11:56:48 -03 2005

Mario,

> - Que fabricantes seriam uma boa opção de custo benefício ?

Dependendo da quantidade de ramais, do conjunto de funcionalidades e da
transparencia total de servicos que voce quer ter um otima solucao
(pensando em custo/beneficio) seria:

- PABX Siemens HiPATH 3000 com placa HG v3.1 (fast eth para VoIP)

> - Alguém já instalou testou algum VoIP PABX?

Sim, o mesmo modelo acima tem os recursos de QoS (L2 e L3) e ate
criptografia se voce precisar.

A interligacao entre as centrais VoIP e realizada com protocolo
proprierario CornetIP. Mas se nao me engano eles tem suporte para H.323
e terao suporte SIP em breve.

As maiortes vantagens estao relacionadas a transparencia de servicos. O
ususario se desloca para qualquer lugar, dentro ou fora da intranet da
empresa e recebe o seu ramal. Pode utilizar de casa atraves de speedy
com cliente VPN e OptiClient alem do que pode tambem fazer
redirecionamento, escuta paralela, agragar varias chamada, rediscagem,
rota de menor custo, transbordo para rede publica ... e todas as
facilidades que um PABX digital moderno pode oferecer.

Att,

Giuliano