[GTER] Squid + DMZ

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Fri Feb 25 12:57:21 -03 2005

Oi,

> [...]
> O problema vem na rede interna, pois nesta mesma mqna, onde está o
> firewall e o DNS, tb está o proxy, o qual funciona perfeitamente para
> qq endereço externo como UOL, Terra, etc... mas qdo **PROBLEMA**, a
> partir de uma mqna na rede interna (192.168.0.0/24) tenta-se acessar
> a página localizada no web-server da DMZ, o squid retorna erro '
> .Connection Failed ' e não acessa a página, ou as páginas, pois
> existem mais de um domínio lá e nenhum deles funciona. Se eu retirar
> a conf. de proxy das estações, da rede interna todos acessam as

 Hm... ja ouvi esse tipo de problema antes. Provavelmente o problema é
que o teu dns informa para o proxy/sua maquina que o IP do servidor
onde está a página que vc quer acessar é o ip válido (ip externo). Dai
o teu proxy e/ou máquina tenta acessar esse ip externo, usando um ip
interno.

 Isso dá um nó no firewall, porque ele recebe uma requisição para o ip
externo vindo da interface de lan. Se o teu fw tem regras anti-spoof,
já era... tá armada a confusão.

 O que é indicado fazer é que seu dns responda o ip interno dos seus
dominios para as maquinas que estao na LAN e com o ip externo para as
maquinas da Internet. É o chamado split-horizont...

 Talvez a maneira mais simples de fazer isso, no teu caso específico, é
simplesmente colocar no teu /etc/hosts os ips dos teus dominios. Como
por padrão é consultado primeiro o /etc/hosts e depois o dns, isso deve
resolver o teu problema...

 Se é Debian então é bom :-)

--
Christian Lyra
POP-PR - RNP

http://lyra.soueu.com.br
http://wecanstopspam.org

  The programmers of old were mysterious and profound. We cannot fathom
their thoughts, so all we do is describe their appearance.
  Aware, like a fox crossing the water. Alert, like a general on the
battlefield. Kind, like a hostess greeting her guests. Simple, like
uncarved blocks of wood. Opaque, like black pools in darkened caves.
      The Tao Of Programing