RES: [GTER] ASN

Mauricio de Souza mauricio.souza at neovia.net.br
Fri Feb 25 12:02:24 -03 2005

Não o mínimo é um /20.

Maurício de Souza
Administrador de Rede Lan/Wan
Analista de Redes
Fone (55 11)3017-4468
Fax (55 11) 3017-4464
Cel (55 11) 9111-0495
Cel (55 11) 9819-0166
mauricio.souza at neovia.NET.br
----------------------------------

Transmissão de dados
de última geração

-----Mensagem original-----
De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em
nome de Paulo Augusto M. Gontijo
Enviada em: sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005 08:36
Para: juliano at cyberweb.com.br; Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de
Redes
Assunto: Re: [GTER] ASN

Juliano,

quem libera os ASN no Brasil é a Lacnic. Quanto ao bloco, esteja pronto para

poder justificar ao menos 50% (/20 - 4096). N sei se hj já existem blocos
menores mas creio eu que não.
Feito isso, é só mandar brasa junto as operadoras. Com Telemar, Diveo,
Telmex e Embratel eu nunca tive problemas... já com a CTBC... aquele povo
fazia cada ACL nos routers, que eu vou te falar....
Boa sorte...
OBS: Cabe uma discussão, já que estamos falando de endereçamento IP.
Atualmente é muito dificil conseguir um ASB + CIDR, isso pois temos poucos
IPs na Internet. O que me impressiona, é como a nossa querida Embratel
distriui, por exemplo, /26 para clientes que costumam usar 1 ou 2 IPs (em
links de 128), e que nem se quer pediram mais do que os tais 1 ou 2 IPs.
Foda né?

Abraços
Paulo Augusto