[GTER] Radios On-line

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Thu Feb 24 11:39:04 -03 2005

On Thu, 24 Feb 2005, Mauro Pedrini wrote:

> Pelo que verificamos, a maioria das conexões são para as mesmas rádios.
>
> Agora vem a pergunta... é possivel fazer somente uma máquina acessar a rádio
> solicitada, e todos os usuários que precisarem conectar nessa rádio,
> conectariam nessa máquina que recebe o áudio, utilizando somente uma conexão
> local.

em princípio isso é possível, poderia ser usado um programa como o mplayer
para "ouvir" a rádio num servidor e depois copiar o que ouviu não para
/dev/audio (ou /dev/mixer) mas sim para a rede em modo multicast. os
clientes podem ouvir a rede, capturar os pacotes e reproduzir localmente.

creio que uma combinação do mplayer com os aplicativos clássicos de
multicast (como o rat) produziria alguma coisa compatível, por exemplo,
com o windows media. o bom é que tanto o mplayer quanto o rat são de
código aberto e a gente tem a liberdade de fazer qualquer gambiarra neles.

além de diminuir teu consumo de banda você estaria fazendo um favor às
emissoras, porque diminuiria o consumo de bandas delas também.

por outro lado há um aspecto legal: os streams de áudio das rádios pela
internet são copyrighted, então não sei se seria legal fazer isso.

Ei, Demi, que tal reativarmos aquela idéia de por a rádio eldorado em
multicast?

> Existe alguma coisa nesse sentido?? Alguma idéia de como diminir essa
> utilização de banda da internet??

a alternativa para diminuir a banda vai desde o bloqueio puro e simples
até o uso de CBQ, limitando a banda por classe de aplicação.