RE: [GTER] Será que Telefonica está anunciando a 192.168 na rede Publica?

Robson Oliveira robson.oliveira at ipv6dobrasil.com.br
Fri Feb 18 14:09:16 -02 2005

- Então podemos usar os blocos privados para interconectar os endereços IPs
válidos de borda dos nossos clientes em nossas redes?

- Logo a operadora 2 dirá "Por favor, não usem o 10/16 na rede "Pública ou
Privada, sei lá". Vamos fazer o mesmo que a Telefônica em nosso backbone já
que é privado como disse o Jonny".

- Acho que a rede da Net Curitiba vai parar de funcionar...

- Se é possível anunciar as redes privadas no backbone de forma pública,
deveria ter começado pela rede 10/8 que é bem maior

- Ela não deveria bloquer os pacotes ICMP entre os segmentos, afinal a rede
é privada como afirmou o Jonny.

- Se ela precisa usar endereços privados entre dois segmentos publicos não
vejo problemas até agora. Mas, será que eles são privados realmente se podem
ser vistos pelos demais routers? pelo menos nos filtros que o ICMP passa.
Será que esqueceram desses?

- Por que a minha filial de rede 192.168.32.0/24 parou de funcionar?

- Por que quando eu uso o traceroute na minha filial de rede 192.168.32.0/24
ele vai para fora? Antes ele ia para dentro...Funcionava...

Jonny, obrigado pela dica do ICMP. Talvez a Telefônica também possa aplicar
na rede "privada" dela para esconder os endereços 192.168 entre os segmentos
publicos da Internet. Só não sei como faremos troubleshoots nas redes sem o
ICMP pelo meio do caminho...

Abraço,
Robson Oliveira