[GTER] Re: Qmail - Cluster

Fabiano fabiano.br at uol.com.br
Wed Feb 9 18:25:09 -02 2005

At 14:39 1/2/2005, you wrote:

>Sim, essa mesmo, utilizo esse tipo de fila em um server meu e nunca
>tive problemas, alias, servidor travar eh uma situacao atipica, algo
>deve estar muito errado, acabar a luz dependendo do ambiente, tipo um
>datacenter eh algo inaceitavel:)
>
>[]'s
>Nadal

só pegando o gancho desta (e de outras msg...)

vamos lá :
-(dependendo do seu porte...) os contratos regem algo como 99,999% ou
99,9999% de disponibilidade.

-equipamentos podem ter fontes redundantes, alimentação redundante,no-break
e gerador (normalmente
para pelo menos 1 semana), isto sem falar da própria redundância interna
(cpu-boards,io-boards,mem-boards)

-chutar cabos ...???  "hey" ...de que tipo de ambiente estamos falando ?!?!? (

-uptime de 1 ano ... não deveria ser "bom" ? a não ser que o ambiente seja
windows,
(não generalize,mas...) uptime não significa necessariamente
(in)segurança,estabilidade de
servidor(seja de hardware ou software) ou ainda que esteja 100% desatualizado.
(obs: o que vejo de sistema 100% atualizado com telnet aberto chega a ser
absurdo...),
existem outros elementos de rede (e boas práticas) para "auxiliar" nesta
tarefa.

-hj qquer PC pode ter 1Gb de Ram fácil... não está mais tããão cara (com o
dolar mais barato então ...)
BTW trabalhei numa empresa que (no tempo em que a memória era um absurdo +-
1995), ela mantinha uma
enorme COMPAQ,HDs scsi, rodando novell 3.12 com um ORACLE inteiro em RAM.
Sobreviveu um ano, com um
desempenho incomparável aos discos.
======> custo(risco) x benefício ???
não precisava nem dizer, mas óbvio que as aplicações e e centenas de
estações ficaram muito bem, obrigado.
ah é ...um dia deu crash, mas ai, foi só subir de novo, e voltar operações
da última hora.

algumas soluções podem parecer inconcebíveis aos olhos da engenharia, mas
funcionam muito bem.

são apenas alguns comentários, não espero que ninguém discorde com todos
(ou concordem),
tem um pouco de experiência prática (que acredito ser o mais válioso nesta
lista, já que
recomendações IETF,etc.. encontramos na net) mas a respeitabilidade entre
os membros desta lista
deve manter-se, pois tenho notado um leve toque de intolerância nos últimos
tempos.

Um grande abraço a todos,
Fabiano