[GTER] Re: Qmail - Cluster

Rodrigo Campos camposr at gmail.com
Tue Feb 1 17:22:04 -02 2005

On Tue, 01 Feb 2005 14:34:42 -0200, Alexandre Hautequest
<hquest at onda.com.br> wrote:

> Se voce nao confia no equipamento, nao deve deixa-lo ser um servidor de
> qualquer coisa.

My 2 (or more) cents,

Não se trata de confiar ou não no equipamento, só não vejo sentido em
usar o queue em um sistema de arquivos montado em área volátil, e
explico porquê:

1. Necessidade: Isso só faz sentido se você tem discos lentos e/ou de
baixa qualidade, se os seus discos instalados no equipamento foram
dimensionados corretamente para a demanda de tráfego de mensagens,
eles devem atender ao IO exigido. Se for para discutir infra-estrutura
e confiança no equipamento, comecemos por aí...

2. Complexidade: Colocar o queue em uma área volátil adiciona uma
carga de complexidade no setup do sistema, um simples shutdown/startup
do sistema faz com que seja necessário o destaging das informações em
memória para o disco e subsequente restauração dessas informações
antes de se reiniciar o daemon de processamento de fila. K.I.S.S.

3. Segurança: Dependendo da plataforma usada, uma outra aplicação "mal
comportada" pode corromper a sua fila em caso de falha de segmentação.

4. Confiabilidade: Não quero fazer juízo de ninguém da lista, mas
acreditem, é muito mais fácil ter um sistema de alta disponibilidade
no provedor "familiar" de até 20 servidores do que em um "carrier
grade data center", falhas no fornecimento de energia não são tão
incomuns assim independente do investimento feito na infraestrutura de
fornecimento de energia.

5. Comprometimento: Para algumas pessoas um e-mail é "apenas uma
mensagem", mas para muita gente isso é uma ferramenta estratégica do
negócio e *nenhuma* mensagem pode ser perdida, eu não posso dar a
desculpa de que "foi mal aí mas a fonte queimou".

6. Custo: Podem me chamar de "old fart", mas eu lembro das aulas de
arquitetura de sistemas em que martelavam insistentemente a máxima:
"Memória é caro, disco é barato".

7. Disponibilidade de terceiros: Você tem um FS em RAM de 512Mb, ou
até 1Gb, e de repente o UOL|BOL|Terra|iG|Hotmail|Yahoo caem, zilhões
de e-mails vão ficando na fila (usuários seus mandando e-mail, bounce
para dropboxes, etc...), e o FS em RAM lota, seus usuários começam a
receber inconvenientes mensagens de falta de espaço em disco.

> --
> Alexandre

Rodrigo Campos