[GTER] Re: Qmail - Cluster

Adriano Nagelschmidt Rodrigues anr at estadao.com.br
Tue Feb 1 16:08:52 -02 2005

Anderson Nadal writes:
> Todas as solucoes apresentam riscos, e o que acontece com arquivos
> que estao em buffer quando o servidor da crash?

Não deveria acontecer. Um MTA confiável só dará a resposta OK para o
cliente (e assumir responsabilidade pela mensagem) quando o email
estiver gravado em disco.

Mas você tem razão em levantar o assunto: o próprio qmail foi
projetado para funcionar com a semântica tradicional de FS do
UNIX. Por exemplo, se você estiver usando Linux e ext2/3, um fsync(fd)
pode não ser suficiente para garantir que o arquivo esteja seguro em
disco.

> E se o HD aonde esta a fila de e-mails de pau? Todos caem no mesmo
> problema.

Sem dúvida. Eu usaria um RAID1 para a fila, o que apenas diminui a
probabilidade de perder dados. Mas ela ainda é maior que zero, é
claro.

Você pode monitorar um HD para checar sinais de que sua vida útil está
terminando e tentar evitar o pior. Mas acho que colocar a fila num
ramdisk é viver perigosamente.

> Nao vejo por que tando alarde por um tema como esse, meu Deus, eh
> somente uma fila de e-mails, claro que podem conter informacoes
> importantes, mas nada que nao possa ser reenviada.

Pois é, eu só estava corrigindo uma informação errada ("qmail não
funciona em clusters") e expressando surpresa com uma sugestão que
acho insegura ("filas em ramdisks"). Acho que a segurança dos dados é
uma prioridade maior do que velocidade.

Nada de muito polêmico :-) Não entendi a reação do pessoal, mas
enfim...

--
Adriano