[GTER] IP Reverso

Paulo Cesar Breim (PCB) pbreim at canalvip.com.br
Tue Feb 1 12:32:26 -02 2005

O mais simples é usar o comando host.
Veja o exemplo:

[root at canalvip]# host www.nqt.com.br
www.nqt.com.br has address 200.220.192.90

Nesse comando recebemos como respostas o ip 200.220.192.90 como sendo o IP da
máquina www.nqt.com.br

O reverso do IP 200.220.192.90 temque existir mesmo que com outro nome.

[root at canalvip]# host 200.220.192.90
90.192.220.200.in-addr.arpa domain name pointer webmail.nqt.com.br.
90.192.220.200.in-addr.arpa domain name pointer hermes.nqt.com.br.

Veja que nesse caso temos dois nomes para o IP. Correto.

Vale lembrar que o cadastramento do reverso é MUITO importante principalmente
para dominios de email porque muitos provedores não aceitam emails de
máquinas cujo reverso não esteja cadastrado.
E é impressionante a quantidade de hosts configurados de forma errada e muitos
de grandes empresas.