[GTER] IP Reverso

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Feb 1 10:58:33 -02 2005

On Tue, 1 Feb 2005, Mario Benech Gulla wrote:

> Alguém pode me dar uma dica de como testar, e saber se funciona, o IP
> reverso de um host ?

$ host 200.231.48.36
36.48.231.200.in-addr.arpa domain name pointer newquantum.inexo.com.br.
$ host newquantum.inexo.com.br
newquantum.inexo.com.br has address 200.231.48.36

testa endereço IP -> nome e de volta para endereço IP. Uma das respostas
tem que bater com o IP original.

> Em que casos é necessário e indicado configurar o IP reverso e onde consigo
> material para ler a respeito ?

o lugar de sempre: http://www.ietf.org/ ou compre o livro "DNS & Bind",
conhecido como o livro do grilo, editora O'Reilly.

uma boa idéia é baixar do site do ISC o manual do BIND em pdf.