Re: [GTER] Ferramenta para manter documentação da rede

Luiz Firmino lfirmino at gmail.com
Wed Dec 28 12:08:30 -02 2005

Santiago,

A minha recomendação é utilizar uma solução convergente considerando os
processos de gerenciamento de configuração (inventário) e gerenciamento de
mudanças.

Eu já utilizei o Remedy integrado com os equipamentos. Nesta solução
desenvolvida internamente nós tinhamos o inventário da configuração (de
hardware e software) de todos os equipamentos e também o IOS utilizado em
cada equipamento, inclusive com o histórico de mudanças desde a configuração
inicial, assim podiamos comparar quais foram as alterações executadas.

É necessário configurar cada equipamento para permitir o gerenciamento pelo
Remedy.

Em cada porta nós configuravamos a identificação dos patches cords.

Em cada patch cord nós identificavamos o equipamento/porta (e mantinhamos os
racks fechados) para garantir a acuricidade das informações.

A solução e o uso de uma ferramenta comercial ou de código aberto vai
depender do tamanho e dos requerimentos da sua empresa, mas considere que
somente a ferramenta não vai garantir a atualização da documentação. A
ferramenta deve suportar os processos e procedimentos da sua empresa.

Abraços,

Luiz Firmino