[GTER] Ethernet-over-SDH - Aplicações.

MARLON BORBA mborba at trf3.gov.br
Thu Dec 1 17:59:43 -02 2005

Srs.,

Estava eu aqui lendo "papers" interessantíssimos da Tellabs, da Vitesse Semiconductor e da própria Cisco mostrando como funciona Ethernet-over-SDH. A aplicação mais interessante, a meu ver, é a integração em redes convergentes de Voz e Dados, uma promessa que, aparentemente, as redes ATM e frame-relay não foram capazes de cumprir.

Pergunto eu aos senhores, com vistas à futura proposição de um projeto de Redes Convergentes para o Tribunal onde trabalho:
. Todas as principais "carriers" (BrT, Embratel, Telephonica) já oferecem serviços de transporte de dados sobre SDH para todo o Estado de São Paulo?
. E se implementássemos VoIP e dados substituindo os PABX tradicionais para interligar os Fóruns da Justiça Federal em São Paulo e Mato Grosso do Sul? Alguém sabe de um "case" bem-sucedido?

Abraços ambiciosos,

Marlon Borba, CISSP.