[GTER] Falha de segurança no serviço Vírtua Empresarial

Edgar Shine edgar at ig.com.br
Thu Aug 4 20:34:15 -03 2005

Julio Arruda escreveu:

>Grande Edgar,
>Pergunta colateral, isto nao e' ja parte de algo no proprio
>gerenciamento do CMTS ?

Nao, nao eh no CMTS. Eh no proprio CM.

>Voce esta dizendo conectar via SNMP ou algo do genero no IP do lado HFC
>do CM e coletar os dados ?

Sim. O CM tem IP no lado HFC.
Existe algo meio q chato em vc fazer um poller para gerenciar isso, ja q
muitas pessoas irao desligar o CM qdo nao o usarem e ai tem q ajustar um
timeout para o snmp request, nao estourar no intervalo de polling...
Acho q esse tipo de monitoracao nao tem escalabilidade simples.

>Ou no CMTS mesmo ja tem isto 'pronto' ?

Ao menos eu nao conheço uma feature de CMTS q permita isso. O Gustavo
citou ferramentas da Cisco usando placas MAN e provavelmente a
implementacao do SESM. Isso pressupoe entrar em um ponto de convergencia
da rede, na verdade assim vc nao monitora o CM fisicamente e sim o fluxo
de dados do assinante, o q eu chamo de agregacao.
Mas acho q se ha agregacao, eh mais facil fazer o controle de trafego no
agregador ao inves do CM. Eh mais centralizado, simples, flexivel e
controlado.

sd,
Edgar