[GTER] videoconferencia e QoS

Alex S. Moura alex at rnp.br
Tue Aug 2 15:06:39 -03 2005

Artur Hayne wrote:

>Amigos estou fazendo uma videoconferencia com uma
>pessoa, ela recebe perfeitamente a imagem e o som, mas
>aqui há uma alta perda de pacotes. Estou com Ip
>verdadeiro e fora de um firewall, mas o receptor esta
>sobre um firewall, acho que por isso não estou
>conseguindo receber direito, (não dá nem pra pingar ou
>rastrear ele). Como eu posso driblar isso e conseguir
>mais qualidade no serviço?
>MInha rede é de 100 Mbs a dele é de 600Mbs. Eu (BA)
>Estou utilizando um aparelho h.323 da Polycom, o via
>video II, na outra ponta (SP) um Viewstation.

Artur,

Você só deve conseguir "driblar" se tiver controle administrativo da rede
(backbone? link dedicado?) pela qual seu tráfego está passando.

Entre BA e SP está um link direto ou passa por um ISP?

Você diz que: "(...)aqui há uma alta perda de pacotes(...)"
Aqui onde?  Na LAN do Polycom de BA?  Ou na porta WAN de SP?

Procure verificar o tráfego end-to-end com uma ferramenta como o mtr
(ou o traceroute). Outra ferramenta que pode ser mais eficiente é o
H.323 Beacon Tool - http://www.osc.edu/oarnet/itecohio.net/beacon/

Depois você pode atuar na resolução do problema ou solicitar ajuda ao ISP.

[]'s,
Alex