[GTER] Backbone Internet e AS

Leonardo Koppes ln_koppes at yahoo.com.br
Fri Apr 29 15:20:52 -03 2005


Caro Rubens.

Os exemplos de banco que você nos dá já falam por si: o gigantismo do Bradesco justifica, o BB tem a responsabilidade da troca de títulos e da compensação e o Santander herdou a infra do Banespa, da qual fui funcionário. O que importa para uma instituição desse porte é se compensa esse investimento em relação ao volume de tráfego e outras características das suas redes. Já vi muitas empresas estudarem essa possibilidade e no frigir dos ovos, voltarem atrás.

On 4/26/05, Leonardo Koppes wrote:
> AS? Você sabe as implicações de ser um AS? As políticas do LacNic estão certas, pois uma vez AS, você é responsável pelo tráfego que passa pelos seus ativos. Nem banco é AS, esquece isso.

E precisa ser AS para alguém ser responsável pelo tráfego que passa
por seus ativos ?

Você já contou para o Banco do Brasil
(http://lacnic.net/cgi-bin/lacnic/whois?lg=SP&query=11993),
Santander(http://registro.br/cgi-bin/nicbr/whois?qr=28581) e
Bradesco(http://registro.br/cgi-bin/nicbr/whois?qr=28586) que nem
banco é AS ?

> Quanto a contratação de links, uma regra interessante é saber se a nova provedora que você visa contratar compartilha muita banda com a provedora atual. No seu caso isso é mais importante pois o interesse é justamente contingência. Quase todas compartilham algum meio em maior ou menor grau. Essa é uma informação difícil de ser levantada. Lembra do acidente ferroviário que silenciou a região sul em fevereiro? Quando aquela fibra quebrou, pelo menos 5 grandes provedoras silenciaram, incluindo Embratel e BT.

Nesse caso o compartilhamento não era de banda, era de caminho de passagem... 


Rubens

		
---------------------------------
Yahoo! Acesso Grátis: Internet rápida e grátis. Instale o discador agora!



More information about the gter mailing list