RES: [GTER] Sobre Roteadores

Leandro R. bolinh0 at click21.com.br
Thu Apr 14 23:08:22 -03 2005

Opa!

Mencionaram o artigo que eu escrevi ai!

Qualquer coisa estamos ai pra ajudar!

Atc,
Leandro R.

-----Mensagem original-----
De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em
nome de Rafael Damásio Moreira
Enviada em: quinta-feira, 14 de abril de 2005 19:57
Para: Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes
Assunto: Re: [GTER] Sobre Roteadores

Adriano,

    vou lhe passar um link que deve te ajudar. E se ajudar, vc irá
reduzir esse custo atual de duas máquinas linux para apenas uma :D.

http://www.linux-es.org.br/artigos/bolinho00.html

em relação a indicar quem vai sair por qual link vc define no iptables.

abraço,

Rafael Damásio Moreira
Vitória - ES

Adriano Viscarde - CPD wrote:

>Sras e Srs,
>Bom Dia.
>
>Me cadastrei nesta conceituada lista por indicação de um amigo e espero que
vcs possam me auxiliar. Hoje, tenho a seguinte situação:

>Temos, na empresa, dois links de acesso à internet. Vou chamá-los de link
(A) e link (B).
>O link (A) é, inclusive, o link que responde pelo nosso domínio.
>Hoje o link (A) e o link (B) estão ligados cada um, em servidor Linux. Como
pelo link (A) temos quota de dados este acaba ficando mais  para entrada e o
link (B) acaba sendo o mais usado para envio, principalmente de e-mails.
Então quando ocorre, por exemplo, de o nosso link (A) "cair" redirecionamos
tudo na unha para o link (B), porém como o nosso link (A) é o responsável
pelo nosso domínio, ficamos sem receber e-mails. Então o que pretendemos
fazer é o seguinte. Estamos verificando a possibilidade de adquirirmos um
roteador e/ou algum produto que faça balanceamento de carga e o mais
importante, que faça balanceamento de DNS. Estive pesquisando e encontrei um
produto da Cyclades, o roteador PR-2000 que possui duas portas WAN ao qual
usaríamos para os nossos links e pelo que andei me informando alia muito bem
os fatores custoXbenefício. Porém o mesmo faz, única e exclusivamente,
balanceamento de carga, ou seja, eu não tenho a opção, por exemplo de fazer
balanceamento de DNS e neste caso, por exemplo, se o meu link(A) cai, ele
até consegue redirecionar tudo para o link(B) de forma automática, porém,
vou ficar no mesmo problema que tenho hoje, ou seja, as péssoas na net não
vão me enxergar. Preciso então de um produto que faça o redirecionamento do
link, o balanceamento de carga, e que me dê a opcão de, por exemplo, tratar
os seis IP's que possuo de cada link, da seguinte forma: Vamos supor que eu
queira dizer: Pegue todas as requisições da minha rede que estejam
endereçadas ao serviço de SMTP e saia pelo link (B), por exemplo. Ou ainda:
A máquina "X" da minha rede que o possui o IP "Y" deve sair pelo link(A),
por exemplo.
>Então é isso. Se alguém souber me informar à respeito de algum produto com
estas características que preciso ou se alguém souber como posso ter acesso
a tais funcionalidades, ficarei muito grato se puder me orientar. Desde já
agradeço a ajuda de todos.