[GTER] Sobre Roteadores

Adriano Viscarde - CPD adriano.viscarde at rextur.com.br
Thu Apr 14 13:21:00 -03 2005

Sras e Srs,
Bom Dia.

Me cadastrei nesta conceituada lista por indicação de um amigo e espero que vcs possam me auxiliar. Hoje, tenho a seguinte situação:

Temos, na empresa, dois links de acesso à internet. Vou chamá-los de link (A) e link (B).
O link (A) é, inclusive, o link que responde pelo nosso domínio.
Hoje o link (A) e o link (B) estão ligados cada um, em servidor Linux. Como pelo link (A) temos quota de dados este acaba ficando mais  para entrada e o link (B) acaba sendo o mais usado para envio, principalmente de e-mails. Então quando ocorre, por exemplo, de o nosso link (A) "cair" redirecionamos tudo na unha para o link (B), porém como o nosso link (A) é o responsável pelo nosso domínio, ficamos sem receber e-mails. Então o que pretendemos fazer é o seguinte. Estamos verificando a possibilidade de adquirirmos um roteador e/ou algum produto que faça balanceamento de carga e o mais importante, que faça balanceamento de DNS. Estive pesquisando e encontrei um produto da Cyclades, o roteador PR-2000 que possui duas portas WAN ao qual usaríamos para os nossos links e pelo que andei me informando alia muito bem os fatores custoXbenefício. Porém o mesmo faz, única e exclusivamente, balanceamento de carga, ou seja, eu não tenho a opção, por exemplo de fazer balanceamento de DNS e neste caso, por exemplo, se o meu link(A) cai, ele até consegue redirecionar tudo para o link(B) de forma automática, porém, vou ficar no mesmo problema que tenho hoje, ou seja, as péssoas na net não vão me enxergar. Preciso então de um produto que faça o redirecionamento do link, o balanceamento de carga, e que me dê a opcão de, por exemplo, tratar os seis IP's que possuo de cada link, da seguinte forma: Vamos supor que eu queira dizer: Pegue todas as requisições da minha rede que estejam endereçadas ao serviço de SMTP e saia pelo link (B), por exemplo. Ou ainda: A máquina "X" da minha rede que o possui o IP "Y" deve sair pelo link(A), por exemplo.
Então é isso. Se alguém souber me informar à respeito de algum produto com estas características que preciso ou se alguém souber como posso ter acesso a tais funcionalidades, ficarei muito grato se puder me orientar. Desde já agradeço a ajuda de todos.

Muito obrigado.