[GTER] Backbone Internet e AS

Daniel Checchia daniel.checchia at gmail.com
Thu Apr 7 14:16:24 -03 2005

> No mundo até dois dígitos de Mbps é viável usar rádio, de fato... mas
> é possível mesmo para uma única operadora sobreviver a um acidente
> desses, desde que os caminhos de entrada no prédio sejam distintos.
> Num ISP em que trabalhei os acessos entravam por ruas opostas e
> sseguiam caminhos opostos (eu uma vez andei o bairro todo seguindo as
> fibras para validar isso), o que é viável até mesmo na Av. Paulista.
> Já na Rua Boa Vista não tem jeito, ela é muito estreita e encravada
> num ponto de acesso ruim do vale...

Na Paulista, as nossas fibras (Iqara, Embratel e Metrored) possuem
dupla abordagem, com entrada pela Campinas e pela própria Paulista. No
caso da Iqara somos favorecidos, pois ela está no mesmo prédio do que
nós :-)

> Esse é um momento de consagração: a Telefônica perdendo um possível
> cliente de segmento que ela tem em grande conta (sistema financeiro),
> por causa dessa postura "o problema não é comigo". Eu espero que
> alguém da Telefônica envie seu e-mail para canais internos de lá, quem
> sabe eles se conscientizam.

> No caso de LAN algo como Heartbeat me parece mais interessante... a
> não ser que você queira mesmo ativo-ativo e não ativo-backup.

Não foi só este que a Telefonica perdeu com o Banco... Há outros casos
(a própria WAN MPLS) que ela perdeu por preço, apesar da solução
técnica ser muito boa.