[GTER] horário de verão

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed Sep 29 11:27:07 -03 2004

Hermann Wecke wrote:

> [...]
> eleições, começou em 3 de novembro.
>
> O Ministério das Minas e Energia analisa o pedido do TSE e deve anunciar
> sua decisão na próxima semana. A praxe é divulgar a data 30 dias antes
> da entrada em vigor, para dar tempo às empresas e à população de
> preparar amudança. O presidente TSE, Sepúlveda Pertence, disse ontem que
> o adiamento foi sugerido para evitar problemas com o funcionamento das
> urnas eletrônicas. O relógio das urnas é programado para ser acionado às
> 7 horas dos dias 3 e 31 de outubro e não é adaptado à mudança.

     Esse problema só existe justamente por que não existe um padrão
fixo, como em paises sérios.  E em vez de resolver o problema, pioram.

> Como horário de verão, os relógios são adiantados em uma hora. No ano
> passado, a medida resultou em queda de 4,5% no consumo de energia no
> horário de maior gasto, de 18 às 21 horas. Para os técnicos do setor
> elétrico, essa redução é fundamental para evitar colapso no sistema. Com
> isso, o risco de apagão se reduz.

     Acho razoável o horário de verão.  Só acho ridiculo terem que
decidir todo ano em vez de fechar um padrao de uma vez por todas.
Companheiros do GTER de Brasilia, alguém por favor leve essa informação
a alguém que tenha poder de decisão.  Duvido que se resolva este ano,
mas se ano que vem tivermos o ultimo decreto sobre horário de verão no
Brasil, será lucro.