RES: [GTER] voice over velox

Luis Felipe Balbinot lbalbinot at simtelecom.net.br
Fri Sep 17 16:08:27 -03 2004

Exato. O RTP roda sobre UDP e pode ficar em qualquer porta. Na visão de filtros,
etc, ele é visto como UDP antes de mais nada. Pode ser visto como RTP de acordo
unicamente com o payload (i.e. não é trivial reconhecer um pacote com RTP).

Quando utiliza-se SIP, por exemplo, as portas são negociadas via SDP e só deus
sabe quais vão ser as portas utilizadas (negociação end-to-end de acordo com a
preferência das pontas), sendo este um dos motivos que complica tanto a passagem
por NAT/firewall de aplicações VoIP.

Dá para bloquear SIM, mas não é fácil e requer hardware especializado capaz de
reconhecer esses fluxos.

Luis