[GTER] bloqueio SMTP rede Velox

david at infonet.com.br david at infonet.com.br
Tue Sep 14 20:14:52 -03 2004

Olá pessoal,

	Gostaria da opinião de voces de como resolver uma situação,que é a seguinte:
	Resolvi experimentar o bloqueio de determinadas redes por uma lista de
conhecidos DNS reversos que na maioria dos casos são origem de SPAM. Peguei a lista de
DNS e o metodo aqui mesmo nessa lista de discussão. Na lista existe a
entrada ".user.veloxzone.com.br".
	Como somos um provedor de internet e temos clientes tambem velox, peguei junto
com a telemar as redes por classe C atribuidas aos estados brasileiros, e explicitamente
permiti conexão no nosso servidor de SMTP as redes que são atribuidas ao meu
estado,negando as demais, para permitir aos nossos clientes velox enviarem e-mails
usando a autenticação no envio.
	O problema é que com o tempo percebi que temos diversos clientes velox somente
de dominios, e não de acesso, tendo de usar os seus e-mails sob o nosso servidor de
diversos estados brasileiros. Como o bloqueio é a nivel de TCP-Server, esses clientes
velox de outros estados que tem e-mails com a gente não conseguem enviar e-mails usando
o nosso servidor de SMTP.
	Ao meu ver uma solução obvia seria usar o servidor de SMTP do próprio velox, mas
fiz alguns teste e isso não deu certo, estabeleci contato com a gerencia de rede da
Telemar e eles informaram que isso realmente não funcionaria.
	Consequentemente estou liberando para cada estado brasileiro as suas respectivas
redes atribuidas pelo velox, e não gostaria disso, pois estou percebendo que o número de
SPAM está aumentando.
        Alguem tem alguma sugestão?