RES: (ANTI-SPAM) Re: [GTER] 802.11g ou 54g?

Elio Somaschini elio at bragnet.com.br
Mon Sep 13 16:56:47 -03 2004

Pessoal,
é a primeira vez que me intrometo no grupo (só fico lendo)e antes de tudo
queria deixar os agradecimentos a todos pelo conhecimento que tenho
adquirido com as discussões na lista. Parabéns.
Agora, falando de comunicações, sim, o padrão 802.11b tem 11 canais mas na
prática você consegue utilizar apenas 3. Normalmente usamos 1, 5 e 11. Se
usar outros vai ter interferência. O truque então é usar os canais 3, 6 e 9
com polarização horizontal e aí conseguimos 6.
Com relação ao padrão g, que usa 5.8 GHz o que se tem notado é o seguinte:
com a redução de preços dos equipamentos 2.4 e com a violação das normas da
Anatel (norma 365 de maio de 2004 sobre o uso de espectros livres) a
poluição impera. Então, se você precisa comunicação limpa use 5.8 GHz

Em nossa empresa migramos tudo para 5.8 e dormimos tranqüilos.
Desculpem meter o bedelho no assunto de vocês

abraços

Elio Somaschini
Bragnet