[GTER] RBL

Antonio Carlos Pina apina at infolink.com.br
Sat Sep 11 18:54:02 -03 2004

Caros,

Recomendo enfaticamente o SPAMCOP. Vejo que essa questão que eles colocam de
"Não usá-los" é muito mais uma defesa contra possíveis processos ("Ei! Eu
disse para não usar!") do que alguma falha deles (que em anos de operação só
vi acontecer 1 vez).

A única coisa que precisamos fazer foi criar um arquivo de exceções para não
barrar no SPAMCOP servidores de correio conhecidos (ex: AOL, UOL, iG, etc) e
deixo para o SPAMCOP o trabalho de barrar os servidores de correio de
empresas pequenas (principalmente as que não têm contatos abuse at xxxx),
provedores e indivíduos.

Já fomos bloqueados no SPAMCOP e posso dizer que não há nada melhor para
você se mexer.

Essas são as listas que usamos:

  reject_rbl_client relays.ordb.org,
   reject_rbl_client bl.spamcop.net,