[GTER] Re: Controle de Acesso à sites - Pornografia

Dickson dos Santos Guedes guedes at unisul.br
Fri Sep 10 13:35:52 -03 2004

>From: "Cesar Camargos" <cesar at brasilsulnet.com.br>
>To: "'Grupo de Trabalho de Engenharia e Operacao de Redes'"
><gter at eng.registro.br>
>Subject: RES: [GTER] Controle de Acesso à sites - Pornografia
>Date: Fri, 10 Sep 2004 13:05:55 -0300
>
>(...)
>
>Simplesmente barrar acesso de forma autoritária, não resolve, em pouco
>tempo é necessário liberar para o diretor, para a secretária do diretor,
>para o vizinho do cunhado do diretor e assim vai.
>
>E logicamente é necessário realizar este tipo de campanha de tempos em
> [...]

Concordo com voce Cesar,

E por isso que em minha opnião é muito mais proveitoso e muitas ocasioes
restringir ao invés de bloquear. Aqui por exemplo limitamos a banda de uso
de certas portas para certas sub-redes, o que provocou um efeito bastante
interessante:

Os usuarios conseguem utilizar a internet normal (nevegação, pesquisa ...),
mas quando utilizam Kazza, FTP, radios online, etc eles sentem uma lentidão
considerável... e simplesmente desistem de utilizar.

É muito comum alguns comentarios por telefone:

usuario: "Poxa, a internet tah lenta neh?"
eu: "Hum.. é mesmo?? O que especificamente esta lento?"
usuario: "Bom nao sei... as coisas tao demorando para aparecer"
eu: "Deve ter alguem baixando aqui alguma coisa pesada na rede deixa eu dar
uma olhada..."
eu: (barulho de teclado para fingir que to fazendo alguma coisa ehheh...)
eu: "Pronto, ja efetuei o ``bloqueio´´" (hehehe)
usuario: "Blz! to testando aqui.... é parece que melhorou mesmo... valeu"
eu: "Nao tem de quer."

E o efeito psicologico vence mais uma batalha :)

[]s

Dickson dos Santos Guedes <guedes at unisul.br>
Assessoria de Tecnologia da Informação
UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina
fone: (0xx48) 621-3200 - site: www.unisul.br