[GTER] Balanceamento de carga

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Mon Sep 6 10:40:29 -03 2004

> Mesmo assim, como funcionaria em termos de algoritmo? Vc ter um grupo
> multicast nao significa q haja balanceamento entre esses elementos. Ou
> ha balanceamento?

O pacote vai para todos os dispositivos, e eles combinam uma estratégia de
balanceamento entre si.
Exemplo: todo hash de IP origem/IP destino que seja par é tratado pelo A, e
todo ímpar pelo B.

> Diminuir a prioridade como? Fazer shapping de um trafego ou mesmo
> corta-lo nao impedira q ele continue vindo (ou continue tentando vir) do
> mesmo link. Alguem do outro lado (ou seja dos ISPs distintos) teria q
> ter algum mecanismo para integrar essa funcionalidade.

Prioridade do VRRP: o dispositivo primário tem uma certa prioridade, o
secundário menor. Na ausência do primário, o secundário assume as funções
daquele gateway. O que eu descrevi é a idéia de que um dispositivo baixe sua
prioridade numa outra interface (que seria o uplink) em função da queda de
outra interface (ou perda da eleição VRRP nela)

Situação normal:
Prioridade do dispositivo A na LAN:90 (mestre)
Prioridade do dispositivo B na LAN:85
Prioridade do dispositivo A no uplink:90 (mestre)
Prioridade do dispositivo B no uplink:85

Custo de perda de interface ou de eleição VRRP:10

Agora vejamos o que acontece se o dispositivo A perder a interface LAN
Prioridade do dispositivo A na LAN: nenhuma (down)
Prioridade do dispositivo B na LAN:85 (mestre, eleição com um único
candidato)
Prioridade do dispositivo A no uplink:80 (perdeu interface e diminuiu sua
prioridade)
Prioridade do dispositivo B no uplink:85 (mestre, outro candidato tem
prioridade menor)

Rubens