[GTER] dúvida sobre videoconferência - modelo centralizado.

MARLON BORBA MBORBA at trf3.gov.br
Wed Oct 27 12:51:52 -03 2004

caros,

estava eu lendo um "paper" da RNP (www.rnp.br/newsgen/0105/video.html) que descreve os diferentes modelos de sistemas de vídeo conferência (centralizado, descentralizado e híbrido). na figura 2 desse texto mostra-se que a comunicação entre os clientes e o MCU processa-se em modo "unicast" sobre uma infra-estrutura de rede que é provavelmente aquela disponível na localidade em que se participa da videoconferência.

não posso deixar de perguntar: se a comunicação cliente-MCU se dá através da infra-estrutura de rede, esta não deve prever mecanismos de QoS para priorizar esse tráfego e evitar problemas de latência? o artigo diz que esse modelo "não exige nenhuma capacidade especial da infra-estrutura de rede, pois todas as conexões são ponto-a-ponto".

alguma alma gentil pode esclarecer-me essa dúvida?

[]s,

marlon.

/*
Marlon Borba