[GTER] [off-topic] Apache - 99.9% CPU

Danton Nunes danton at inexo.com.br
Mon Oct 25 12:18:41 -03 2004

On Mon, 25 Oct 2004 david at infonet.com.br wrote:

>   Este equipamento desempenha em nosso provedor o papel de servidor
> de correio POP3/SMTP, com os seguintes softawares instalados:
>
> - Red Hat Linux 8.0 - 2.4.20
> - Q-mail + LDAP
> - IMP + Turba + Horde
> - Apache + PHP

quais as versões de apache e de php?

>   O problema é que em determinados momentos, o LOAD-AVERAGE do sistema
> sobe aos extremos, verifico com o comando TOP e ele me mostra o Apache
> (httpd) consumindo 99.9% da CPU, e consequentemente todo o desempenho
> do sistema cai. Em baixo do apache temos só mesmo o nosso webmail
> (IMP + Turba + Horde) e a sua ferramenta administrativa PHPQLADMIN.
>   O que poderia estar causando esta consumação toda do Apache ao siste-
> ma? Trafego alto ao webmail? algum BUG do Apache/PHP? Alguma sugestão?

provavelmente bug do apache e do php. o php em particular é um imenso
criadouro de bugs, mas não me recordo de ter visto um bug assim, que consome a
cpu até o talo.

verifique a configuração do horde. ele usa direto o ldap ou usa o servidor
imap para autenticar os fregueses de webmail?