[GTER] GMT-3 ou GMT+3

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Sat Oct 23 15:24:11 -03 2004

Gelson Dias Santos wrote:
>     A meu ver, a diferença esta invertida. No GMT-3 a hora local consta como
> 3 horas APÓS UTC, e no GMT+3 consta como tres horas antes. No arquivo
> Brazil/East parece ok, mas ai tem aquelas regras de horario de verão que
> nunca batem com a data real, e por isso mesmo desejo usar o GMT, evitando
> trocas automáticas.
>     Não creio estar interpretando errado, não. Para mim estes arquivos acima
> é que estão errados. Alguém explica?

     Eu estava esperando evitar essa discussão, mas tá dificil...

     Gente, é apenas uma questão de definição de duas coisas diferentes
que tratam o mesmo assunto.

     Quando a primeira pessoa que fez o sistema de timezone para Unix
pensou em colocar um numero para definir a distancia para GMT, ela
estava pensando na realidade dela, americana.  Assim, o numero é a
distancia, e não a distancia em horas.  Depois que isso se expandiu para
fora dos EUA é que viram a necessidade de usar sinais para diferenciar,
mas ai já era tarde para mudar o padrao e o positivo para o simbolo de
timezone significa horas antes de GMT.

     Não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece em tecnologia.
  Acredito que todo mundo aqui saiba que uma carga eletrica negativa,
apesar do nome, significa aquela que tem mais elétrons.

     Entao, para resumir o assunto de uma vez: Para uma zona de tempo,
digamos, GMT-3, se usa uma variavel TZ de conteudo XXX3, e para uma zone
de tempo, digamos GMT+5, se usa uma variavel TZ de conteudo YYY-3.  XXX
e YYY pode até ser iguais a "GMT", e assim sendo, causar a confusão que
vimos aqui.

     Em vez de tratar o número como o timezone, pensem em "horas a oeste
de londres".  É uma definição como outra qualquer, que poderia ser até
"distancia medida em batatas de tamanho médio em relação ao polo norte"

                                         Jonny

João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny at jonny.eng.br