[GTER] Internet x Rede Local

Gobbo, Marco [DANFORTH] marco at danforth.com.br
Fri Oct 22 03:18:03 -03 2004

Olá pessoal,

sou um tanto recente nesta lista, trabalho na área de Redes
há quase 6 anos, hoje atuo como Consultor em New York,
Toronto e São Paulo pela Danforth Consulting. Minha área
de pesquisa é voltada para o nível de rede e não tanto para
as camadas mais altas, por isso não estou conseguindo
resolver um problema em um cliente e gostaria da ajuda de
alguém que tivesse um embasamento maior em win2k server.

É o seguinte:

Em uma rede de 23 pontos, liguei um modem ADSL D-Link
500G direto no Switch, para que o encaminhamento de quadros
seja feito por hardware, e para isso funcionar, precisa-se
configurar nas estaçoes de trabalho, o DNS apontando para o
endereço IP do modem: 172.16.1.254 onde funciona um DNS
Relay para os DNS da telefonica, e o NAT que é ativo por padrão.

Até aí tudo bem, nenhuma novidade! acontece que a rede é
gerenciada por um servidor win2k, e até onde sei, o
AD se baseia no DNS para funcionar, estou certo ? sendo assim
se nas estações de trabalho o DNS estiver apontando para
o IP do modem, a Internet funciona perfeitamente, porém a rede
não funciona. (o perfil ambulante se torna local e todos os recursos
ficam indisponíveis), obviamente, já que o DNS da telefonica, nào
resolverá os nomes das máquinas internas da rede.

Agora, quando eu coloco nas estaçoes o DNS: 172.16.1.1 que é o IP
do servidor, a rede funciona perfeitamente, porém a Internet para,
também é obvio porque o servidor da rede não conseguirá resolver
nomes para Internet.

Já testei implementar LMHOSTS e configurar o WINS no servidor.
posso dizer que nada disso adiantou.

Conclusão: ou funciona a Internet nas estaçoes, com o DNS apontando
para o Modem ou funciona a Rede com o DNS apontando para o servidor.

Como posso fazer funcionar ambos, sem ter que ligar o modem
em uma segunda interface de rede no servidor ?

grato,

Marco Antonio Gobbo
Networking Consultant
DANFORTH CONSULTING LTD.
Direct Channel: +55 (11) 9578-0295 (SP, Brazil)
See our Site at:  <http://www.danforth.com.br/>
http://www.danforth.com.br

This E-mail is confidential. It may also be legally privileged. If you
are not the addressee you may not copy, forward, disclose or use any
part of it. If you have received this message in error, please delete it
and all copies from your system and notify the sender immediately by
return E-mail. Internet communications cannot be guaranteed to be
timely, secure, error or virus-free. The sender does not accept
liability for any errors or omissions.

Esta mensagem pode conter informações confidenciais e/ou privilegiadas.
Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a recebê-la, não
pode usar, copiar ou divulgar as informações nela contidas ou tomar
qualquer ação baseada nelas. Se você recebeu esta mensagem por engano,
por favor, avise imediatamente o remetente, e em seguida, apague-a.
Comunicações pela Internet não podem ser garantidas quanto à segurança
ou inexistência de erros ou de vírus. O remetente, por esta razão, não
aceita responsabilidade por qualquer erro ou omissão no contexto da
mensagem decorrente da transmissão via Internet.