[GTER] GMT-3 ou GMT+3

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Thu Oct 21 08:32:14 -03 2004

Prezado Gerson,

On Thu, Oct 21, 2004 at 12:09:15AM -0300, Gelson Dias Santos wrote, probably on a bad mood after having to reinstall a crashed server from scratch  until just after midnight:
>     Estamos no Brasil; os fusos horários decrescem à esquerda de Grenwitch e
> crescem para a direita.

Depende: `a esquerda/direita de quem esta' "olhando" para Greenwich (por
exemplo, em um mapa), ou `a esquerda/direita de quem "esta'" em Greenwich?
:-) Sugiro usar leste e oeste, que sao menos ambiguos...

> Então, por que quando seto meu time zone no linux
> para GMT-3, que é a hora oficial do Brasil, o relógio ADIANTA tres horas em
> relação a GMT? GMT -3 não significa GMT menos tres horas?
Sinceramente nao entendi sua confusao. Veja so': NUM DETERMINADO MOMENTO
QUALQUER, quando em Greenwich sao N horas, aqui no Brasil sao N-3 horas,
dai' vem o GMT-3. Entendeu? BRST = GMT-3 e' uma genuina identidade
matematica...

Nao se esqueca que quando criaram o conceito de timezone, e colocaram
Greenwich como ponto de referencia, nao existia computador e muito
menos Linux :-)

>     Fica ridículo ter que usar GMT+3, que faz o relógio retornar atrasar
> tres horas... será mais uma dos caras que dirigem do lado errado da estrada?

Ao contrario da notacao de timezone, o lado da estrada em que se dirige
me parece sim completamente arbitrario (se ha' alguma justificativa logica
para se dirigir do lado esquerdo, eu francamente desconheco). Mas o
mesmo se aplica `a turma que dirige do lado direito :-)... Portanto,
relax and enjoy the ride :-)

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)