[GTER] Análise de Tráfego

Andrey Vedana Andreoli andrey at penta.ufrgs.br
Fri Oct 15 11:27:27 -03 2004

Fabricio,

O recurso de Netflow pode ser bem interessante em seu caso. Em
roteadores esse recurso é facilmente encontrado. Em servidores, há um
pacote chamado fprobe que faz o mesmo.

E como ferramentas para coleta de dados, processamento e geração de
gráficos, você encontra boas implementações free como o flow-tools,
flowscan, rrdtool, entre outras.

Apesar de exigir que você tenha um coletor dos fluxos, esse recurso lhe
oferece escalabilidade no caso de aumento de sua rede ou de seu tráfego.

Andrey