[GTER] Horario de Verao

Marcos Tadeu von Lutzow Vidal marcos at telecom.uff.br
Thu Oct 14 17:49:10 -03 2004

On Thu, Oct 14, 2004 at 11:02:43AM -0300, Danton Nunes wrote:

> também me parece que deveria ser assim.

> peraí! como diz o sábio, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. o
> NTP trabalha em UTC e não tem nada a ver com o tempo local.

Isso... Toda máquina UNIX (ou UNIX like) trabalha internamente com
horário em UTC, e só na hora de mostrar, verifica o timezoe e corrige a hora.
Especulando: me parece que, tendo entrado em horário de verão e ficando com
uma hora adiantada, alguem acertou
a data da máquina na mão, colocando o time UTC com uma hora de defasagem.
O date mostra "certoi" porque a data interna esta uma hora errada.  Por
isso o NTP reclama.
Pegue o arquivo Sao_Paulo que postei anteriormente, mate o servico ntpd,
rode o ntpdate apontando para algum servidor ntp (para acertar o degrau
de erro de 1 hora), e coloque o ntpd de novo para rodar...
Além disso, o "padrão" para string de horário de verão brasileiro é BRST.

Abraços,
Marcos Tadeu