[GTER] Descobrindo conexões de um AS (Era: Obtendo informações de um invasor)

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Wed Oct 13 11:45:16 -03 2004

Giovanni,

On Wed, Oct 13, 2004 at 10:12:24AM -0300, Giovanni P. Tirloni wrote:

> Olá,
>
>  Se eu utilizar um looking glass [1] e fazer uma pesquisa com
> expressão regular do número do AS posso considerar todos os
> ante-penúltimos AS'es no caminho como sendo *todas* as conexões que
> aquele AS possui ?

Não, BGP é path-vector. Nas adjacências um EBGP speaker somente
repassa o melhor anúncio de acordo com seus critérios. Nestas
situações dependendo do cenário, relações de trânsito podem ser
camufladas.

   +----AS2-----AS11-+
  /                   \
AS1-----AS3----AS12-+  \            ASlg
  \            /     \  \          /  /
   +----AS4---+       AS22--------+  /
         \                          /
          +-----------AS33---------+

No exemplo acima claramente um das relações de trânsito não será vista
no looking-glass.

p.ex.:
       11 2 1 (não é best em 22)

lg     prefix 33 4 1
              22 12 3 1

perdeu a informação do trânsito 2

Dependendo da política do AS12 e AS22 somente uma delas será vista. E
este é um exemplo bem simplista.

p.ex.:
       3 1 (não é best em 12)
       11 2 1 (não é best em 22)

lg     prefix 33 4 1
              22 12 4 1

perdeu a informação do trânsito 2 e 3

>  Por exemplo, nesse AS da Litoral eu encontro diversas rotas
> possíveis partindo de Amsterdam. Os unicos AS'es antes do 23105 são o
> 10429 (Telefonica) e 4230 (Embratel). Posso considerar estes dois como
> os upstreams deles?

Estes com certeza são provedores de trânsito deste AS mas não podemos
afirmar que são os únicos.

>  Apenas uma curiosidade de iniciante em protocolos de roteamento.
>
>  [1] - http://www.ris.ripe.net/cgi-bin/lg/index.cgi

Frederico