[GTER] [GTER-L] Re: [GTS-L] Internet nas alturas !

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Wed Oct 13 10:11:02 -03 2004

Prezados,

On Wed, Oct 13, 2004 at 09:43:07AM -0300, Luiz Gustavo Cunha Barbato wrote:

> Vejam reportagem sobre a conexão com a Internet no avião executivo Legacy.

Impressionante. Sempre achei que comunicacao com satelite exigisse
antenas "direcionaveis" (coisa dificil de instalar e manter alinhada na
fuselagem de um aviao).

Fui procurar no site da tal Chelton e encontrei um PDF da antena que
eles estariam usando:

	http://www.cheltonsatcom.com/resources/HGA-7000_Brochure_high.pdf

Apesar de parecer uma antena "convencional" tipo quadro de dipolo ou
similar, a coisa e' bem mais sofisticada: eles aparentemente conseguiram
embutir um "phased array" que recebe comandos de "steering" de uma
unidade que se utiliza de GPS para determinar a posicao exata do
satelite em relacao ao aviao e apontar corretamente a antena (!).

A "magica" e' tanta que fui checar o calendario: nao estamos nem perto
de 1o. de Abril, de forma que deve ser verdade... :-)

Realmente impressionante.

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)

PS: reencaminhei a discussao para GTER-L, que acredito ter mais a ver
com o topico.